Abrasel orienta setor a realizar consulta de adequabilidade

Nesta quarta-feira, 30, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE), realizou o workshop “Consulta de Adequabilidade”. O evento faz parte do projeto “Abrasel Resolve”, que tem o intuito de atender demandas importantes do setor.

A Consulta de Adequabilidade é uma ferramenta que permite que se verifique, de forma rápida e segura, se a atividade que se pretende realizar é permitida no determinado endereço, e atende todas as medidas legais para exercer essa atividade. Além disso, orienta os empresários que já atuam no setor desde 1996.

Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel-CE, ressalta a importância dos empreendedores regularizarem suas pendências: “a adequabilidade locacional é um grande aliado do empreendedor, pois é o pontapé inicial de processo para a instalação do comércio. Então, orientamos os nossos associados a procurar a SEUMA para analisar e buscar o diálogo para normalizar sua situação”, diz.

No workshop, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), e da Associação Cearense dos Profissionais de Segurança de Alimentos (ACESA), que ministraram palestra sobre o tema principal. No evento, associados e não associados tiraram dúvidas e realizaram uma consulta prévia, para saber a atual situação de seus estabelecimentos.

Para realizar a consulta de adequabilidade o interessado deve acessar o site da Seuma (www.fortaleza.ce.gov.br/seuma), tendo em mãos: inscrição do IPTU do imóvel, onde se pretende exercer a atividade econômica; Código CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) ou descrição da atividade pretendida no local; as áreas do estabelecimento, do terreno e construída; nome e CPF do responsável legal pela empresa.