iFood se inspira em Spotify e Netflix para tentar atrair clientes indecisos

 


Sistema com lista de indicações de restaurantes pode ajudar indecisos a escolher o que comer
alt

O iFood,  empresa de delivery pela internet, se inspirou em ferramentas de curadoria e recomendação usadas em serviços como Spotify e Netflix para lançar seu sistema com lista de indicações de restaurantes e ajudar indecisos a escolher o que comer.

Nos aplicativos da empresa para Android e IOS (sistema operacional da Apple), em seção chamada "Descobrir", os usuários começaram a encontrar nesta semana listas de restaurantes de acordo com ocasiões e preços. Há promoções, dicas além do seu bairro, para quem tem pressa, para novatos... Os clientes da empresa também podem criar suas listas privadas e gravar restaurantes favoritos.

Paulo Floriano, diretor de inovação e experiência de usuários do iFood, diz que atualmente o aplicativo funciona bem para clientes que já sabem o que querem comer. Para ele, as listas ajudam os usuários que ainda não se decidiram a conhecer novos restaurantes. Com isso, diminuem as chances de um usuário, após fazer buscas no app, não achar nada que lhe interesse.

Segundo a empresa, menos de 50% dos novos usuários fazem um pedido no momento em que instalam o app. "A gente tem 13 mil restaurantes em nossa base. É uma variedade muito grande, mas representa também um problema. Muitas vezes o cliente fica confuso e não sabe o que pedir."

Porém há uma diferença fundamental entre as seleções feitas por serviços de música e o delivery de comida: enquanto os primeiros podem criar playlists genéricas para todos, no segundo caso, as listas precisam ser diferentes para cada cidade (e até mesmo bairro) onde a empresa atua.

Por isso, parte das listas será feita de modo automático, levando em conta os restaurantes próximos ao cliente e o tipo de cozinha que oferecem, e parte manualmente, dependendo da avaliação da equipe do iFood sobre em qual categoria cada um é mais apropriado. "O grande desafio é trazer listas relevantes para o usuário, algo que faça sentido no contexto dele", afirma Felipe Fioravante, presidente e cofundador do iFood.

Fonte: Folha de S. Paulo. Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.